quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Livros técnicos de arte

Eu já comprei muito livro sobre técnica de artes.
Mas sempre acontecia de ficar com uma dúvida ou outra
que não era suprida neste ou naquele livro.
Nestas tentativas de acerto e erro, eu consegui
nos livros que vou citar abaixo, tudo o que tinha
interesse em conhecer sobre artes-plásticas.
Vamos a eles:


Esta matéria é essencial. Perspectiva é a base de tudo. Sem o seu conhecimento não se vai a lugar nenhum. Este livro, A perspectiva dos profissionais do Gildo Montenegro é o melhor de todos que conheço. Tomei contato com ele quando fui aluno ouvinte da matéria de perspectiva da faculdade de arquitetura da UFBA em 2003. Ele é adotado lá, nos cursos de Arquitetura, desenho industrial e Artes plásticas. Mas para que estudar a perspectiva dos arquitetos pra desenhar à mão livre? Simples de responder. Só assim, você vai amadurecer a sua visão tridimensional e entender como a gente enxerga. Fica tudo mais fácil depois de passar por ele.




Este trás tudo o que você precisa saber sobre anatomia para artistas. Sua didática de construção dos músculos passo a passo, deixando claro onde a musculatura se insere nos ossos, facilita muito a compreensão da máquina humana. Sem contar a anatomia de superfície, onde o autor demonstra onde os ossos ficam aparentes na pele. Perfeito.




Este livro de forma prática me ensinou a domar o brilho da tinta acrílica.




Este comprei esta semana e parece que acertei de primeira. O livro é dividido em sessões e ensina passo-a-passo todas as camadas usadas pelos grandes mestres do passado. Lá tá a técnica de pintar de Caravaggio, Velasquez, Rembrandt entre outros grandes nomes que não me lembro agora. O bacana é que você pode ver qual a técnica que mais te agrada e investir nela. A forma clássica de pintar, segundo o autor, deixou de ser ensinada nas escolas de artes plásticas. Sempre tive a curiosidade de conhecer como estes caras faziam aqueles trabalhos sensacionais e este livro consegue explicar tudo.

Estas são minhas humildes sugestões de livros pra quem quer incursar com uma visão acadêmica, no mundo das artes. E acho importante ter esta visão, esta base, até para quem quiser desconstruir isto tudo depois.

Sem comentários:

Enviar um comentário